terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Nota de Esclarecimento sobre Consulta aos Trabalhadores da ETECAF - Calendário Escolas 2012

Prezados trabalhadores, 

Em razão da mensagem emitida pela direção da unidade Aristóteles Ferreira, assinada pela diretora da unidade, Prof. Ieda Aparecida de Jesus e encaminhada aos trabalhadores via coordenações de área, cabe nos esclarecer, uma vez mais que, os cartazes afixados nas áreas comuns da unidade tiveram por única finalidade informar aos trabalhadores de fatos ocorridos e iniciar a discussão e a consulta aos professores sugerida pelos diretores de base da ETECAF em reunião com a direção da unidade, coordenação pedagógica e de áreas em 7/12/2011.

As diversas interpretações que foram dadas ao conteúdo dos mesmos foram meramente pessoais. Reiteramos que os cartazes não possuíam versões de fatos e sim, informações não interpretadas.

Cabe-nos ressaltar que, ao contrário do que talvez deixe parecer o informe desta direção, mesmo no período da greve (que não foi da unidade e sim de todo o CEETEPS), não foram os trabalhadores entre si inimigos, rivais ou qualquer coisa que o valha, como diz este mesmo informe.
Os trabalhadores, ao menos aqueles alinhados com a luta trabalhista proposta pelo SINTEPS, respeitaram os direitos dos demais e exerceram os seus. Não foram realizados piquetes ou qualquer outra intervenção que fugissem minimamente ao disposto na lei de greve em nenhuma das diversas unidades do Centro Paula Souzaem greve em todo o estado de São Paulo. 

SINTEPS bem como seus diretores de base nas unidades tem como dever zelar para que a desinformação muitas vezes veiculadas pelo Centro Paula Souza e por agentes desta instituição não sejam causadoras de ainda mais perdas aos trabalhadores. 

Alertamos portanto que a confusão que tentam, constantemente, causar à categoria através da veiculação de mentiras repetidas, inverdades, supostas maneiras de se interpretar as leis oficiais de nosso país, lendas como: "na greve de tal ano cortaram meu salário" ou "um amigo meu foi demitido por causa da greve" ou a mais comumente difundida "esta greve é ilegal" e outros artifícios é que, ao nosso ver, desestruturam um trabalho social realizado há muitas décadas em nosso país em prol dos direitos dos trabalhadores.

Aliás, para que conste, o saldo da greve de 2011 foi absolutamente positivo, não só financeiramente para os milhares de professores e funcionários em todo estado como também para unir a categoria em torno da busca pelos seus direitos estreitar e gerar novos laços de amizade e fortalecer as bases sindicais para as lutas futuras.

Para finalizar, cabe ressaltar que em momento algum a proposta do SINTEPS à unidade foi a de diminuírem ou mexerem nas suspensões de atividades (normalmente pontes de feriados). Inclusive a consulta que ocorre até o dia 16/12/2011 na secretaria da unidade questiona exatamente quanto a preferência dos trabalhadores de flexibilizar 4 a 5 dias do recesso de julho para adequação das 5 reuniões previstas no ano fora dos sábados e nada diz a respeito destas pontes.

Os trabalhadores não deverão aceitar qualquer decisão, por parte de quem quer que seja, que não atenda exclusivamente àquilo que ficar decidido pelo voto da maioria.

Desta maneira e considerando que os trabalhadores já estão sendo respeitados e ouvidos pela unidade, também damos esta assunto por encerrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário