ATENÇÃO: Esta é uma postagem de extrema importância para o futuro próximo da carreira dos trabalhadores do Centro Paula Souza! Recomendamos que leiam atentamente todo seu conteúdo!
Baixe a apresentação em Power Point utilizada nas discussões da proposta do CEETEPS na ETEC Aristóteles Ferreira clicando aqui.
Baixe a proposta do SINTEPS para a nova carreira clicando aqui.
Baixe a proposta do CEETEPS para a nova carreira clicando aqui.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A partir das 21:00 do dia 16/8/2011, iniciamos na ETEC Aristóteles Ferreira a discussão sobre a proposta de nova carreira elaborada pelo Centro Paula Souza.
Os professores que estavam em aula no momento não foram dispensados pois a superintendência não autorizou a dispensa dos alunos e os professores do período não puderam acompanhar a discussão.
Importante ressaltar que a decisão de dispensar os alunos nesta situação, não cabe a direção da unidade.
Se a direção dispensa, enquanto cargo de confiança da superintendência, terá que responder por isso.
Caberia sim, à superintendência, se está tão disposta a nos ouvir, a permitir que participemos democraticamente da discussão da proposta formatada pelo CEETEPS para a nova carreira, enviar ofício para as direções das unidades autorizando a dispensa dos alunos para podermos realizar uma reunião de discussão que permita a participação de todos os trabalhadores.
Foram disponibilizados três períodos em dois dias diferentes para nos reunirmos e debatermos as propostas do Centro:
- Terça - 16/8/2011 das 21:00 às 23:00
- Quarta - 17/8/2011 das 11:00 às 12:30
- Quarta - 17/8/2011 das 16:30 às 18:00
- Estamos pleitando um novo horário na sexta-feira (19/8/2011) à noite com permissão aos professores do período de dispensa dos alunos. NADA CONFIRMADO TAMPOUCO GARANTIDO AINDA!
IMPORTANTE que todos os trabalhadores estudem a proposta de carreira do CEETEPS para que possam apontar suas sugestões e críticas à direção da unidade que levará às mesmas à superintendência do Centro em reunião já agendada para o dia 23/8/2011.
As propostas, sugestões e críticas poderão ser enviadas durante ou após a reunião na unidade par ao e-mail etearistotelesferreira@gmail. com com o assunto "Plano de Carreira 2011"
A proposta do CEETEPS para o novo plano de carreira pode ser encontrada no seguinte endereço eletrônico: http://www.centropaulasouza. sp.gov.br/download/proposta- plano-carreira.pdf
PROPOSTA DO SINTEPS
Existem DUAS propostas para o Novo Plano de Carreira:
O trabalhador deve conhecer as duas e compará-las para que conheça o assunto a ser discutido.
A análise que fica da proposta do CEETEPS é que a mesma apresenta poucas mudanças em relação ao atual plano de carreira.
Contrataram uma consultoria a preço de ouro, gastaram milhões para que essa consultoria elaborasse um NOVO PLANO DE CARREIRAS e o plano que o CEETEPS nos apresenta para discussão contém 15 páginas (contando com a capa), faltam tabelas de valores, especificação de critérios diversos dentre outras informações fundamentais para que um debate realmente sério a respeito da carreira possa ser realizado.
A proposta do CEETEPS incorporou duas reivindicações existentes na proposta do SINTEPS:
- Licença maternidade de 180 dias
- Retorno da sexta-parte
Iténs que nada mais são do que direitos legais já estabelecidos que nos foram usurpados pelo Governo do Estado durante esses últimos anos.
Consideramos que a falta de tabelas de valores salariais proporciona extrema flexibilidade abrindo brechas imensas para a manipulações em desfavor dos trabalhadores do Projeto Lei a ser criado. Não adianta discutirmos progressão, promoção, níveis, se não conhecemos os VALORES que serão praticados para cada nível de carreira.
Durante todas as reuniões sobre o "novo plano de carreira", a Direção Executiva e os membros do Comando Central de Greve participantes cobraram da superintendência a apresentação das tabelas contendo os valores salariais. Durante todas as reuniões, a superintendência informou que iriam apresentá-las, quando na última reunião, o Vice-Diretor Superintendente, Professor César Silva informou que as tabelas de valores já existiam mas que por enquanto ficariam em "sigilo".
Progressões e promoções, ambas baseadas em méritos.
Para o SINTEPS, é inadimissível que ambas as formas de evolução funcional se baseiem no mérito.
Se temos uma estrutura horizontal e vertical de carreira, o mérito deveria entrar em apenas uma das direções e não em ambas senão, torna-se uma carreira unidimensional novamente.
Além disso, uma vez que o Centro Paula Souza não abre mão do "mérito" para evolução funcional dos trabalhadores, ao menos que os mesmos sejam objetivos e fiquem claros à todos os trabalhadores. Nada de critérios subjetivos!
QUEREMOS CRITÉRIOS OBJETIVOS QUE NÃO PERMITAM DÚVIDAS A RESPEITO DE COMO O MÉRITO DO TRABALHADOR SERÁ MEDIDO!
As tabelas da página 9 e 10 da proposta apresentada pelo CEETEPS, devido à extrema subjetividade aplicada, é um risco para os docentes, em especial aos que dedicam suas carreiras exclusivamente a área acadêmica (e não são poucos).
Assim, conforme vocês podem conferir na proposta do CEETEPS, essa tabela define que, para evoluir verticalmente na carreira, os docentes das disciplinas técnicas precisam de X anos de experiência profissional, sendo metade mais um ano de "Experiência Relevante ao Mercado".
Algumas considerações sobre essa tabela:
- Aqueles que dedicam suas carreiras ao ensino, NUNCA EVOLUIRÃO NA VERTICAL se a proposta continuar como se encontra atualmente.
- O que é "Experiencia Relevante"? O que é relevante para você, será que é também relevante para o Centro Paula Souza? E profissionais liberais, serão consideradas experiências relevantes as atividades desenvolvidas por este profissional? E quem trabalha no mercado sem registro em carteira? Será "relevante" essa experiência?
- Essa tabela representa um sério entrave na evolução da carreira dos docentes de disciplinas técnicas! MUITA ATENÇÃO! Precisamos fazer sugestões e cobrar mudanças!!!
As tabelas de níveis de carreira do Auxiliares Docentes, carreiras de nível básico, intermediário e superior também apresentam diversos problemas gravíssimos que também precisam ser levantados e debatidos.
Em resumo, a proposta em que o CEETEPS gastou milhões para ser elaborada, não é uma proposta boa, muito longe do ideal, apesar disso, é dentro da imposição dessa proposta "pré-moldada" pelo Centro Paula Souza que podemos discutir no momento, então, além de não podermos perder a oportunidade de registrar nossas queixas e insatisfações, devemos lutar para que essa proposta não prejudique ainda mais os trabalhadores!
Existem muitos outros pontos na proposta de carreira do CEETEPS para discutirmos!
Questões sérias que refletirão diretamente na SUA carreira!
NÃO PERCAM A OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR DAS DISCUSSÕES!!!
A SUA CARREIRA PROFISSIONAL ESTÁ EM JOGO!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário