O SINTEPS está apurando e verificando o que pode ser feito legalmente e junto ao Centro Paula Souza a respeito dos sábados letivos, reuniões pedagógicas, reuniões de áres e outras atividades nas unidades das ETECs e FATECs realizadas aos sábados.
A situação atual é a de que os professores da instituição são "horistas", recebem por hora aula e não por jornada de trabalho. Assim sendo, os trabalhos extras aos sábados não são remunerados. Por outro lado, os docentes que faltam às atividades aos sábados recebem descontos em seus salários.
Fica claro para os trabalhadores que "A instituição aplica dois pesos e duas medidas" - como afirma os próprios.
"Além disso, os sábados letivos e as atividades aos sábados, quase nunca são realmente necessárias. Na maioria das vezes ocorrem apenas para 'mostrar serviço' não acrescentando, por fim, nada aos trabalhadores, aos alunos ou à instituição." - complementam.
Os trabalhos aos sábados para os docentes são previstos, podem ocorrer e podem ser descontados, mas devem ser, antes de tudo, remunerado. As convocações também não podem ser abusivas como ocorre por vezes em determinadas unidades. O trabalhador não deve ser convocado todos os sábados ou a maioria dos sábados do mês para estas atividades.
Desta forma, o SINTEPS verifica junto à superintendência o pagamento de horas extras para estas atividades.
É uma luta de todos nós!
Cabe ressaltar que, os trabalhadores deveriam ser escutados pelas direções das unidades no momento da elaboração do calendário escolar e, no caso dos trabalhadores estarem insatisfeitos com as convocações aos sábados previstas em calendário, devem cobrar das direções a alteração dos mesmos.
Todos os trabalhadores que estão sendo prejudicados com essas medidas devem informar seus diretores de base. No caso da ausência dos mesmos na unidade, informar diretamente à direção executiva através do e-mail sinteps@uol.com.br.
O SINTEPS ESTÁ TRABALHANDO POR VOCÊ!
Nenhum comentário:
Postar um comentário